Leo Sosa en Movida Tri Platina 2014

Leo Sosa: do Uruguay à Movida Tri Platina

Leo Sosa

O trabalho autoral do músico uruguaio Leo Sosa mescla o ritmo pop em diálogo com a tradição da música da bacia do Prata. Difundindo o seu segundo trabalho autoral intitulado “Es Ahora”, Leo Sosa esteve em Porto Alegre para uma gira de shows em 2013, dentro do projeto Movida Tri Platina, idealizado por Richard Serraria. Neste ano de 2014, radica-se na capital gaúcha para dar seguimento ao intercambio musical e desenvolvimento do seu projeto autoral que visa a integração das culturas transpondo as fronteiras geográficas.
“Es Ahora”, reúne em seus textos as inquietudes humanas mais antigas e vigentes. O tempo, o amor, a vida e a contextualização social destes assuntos, com ironia, lirismo, imagens carregadas de emoção e um toque de humor retórico. Seu canto, nostálgico, “gris”, se projeta em sua voz grave, todavia matizada, logrando uma expressividade muito particular. Seu estilo guitarrista reúne técnicas clássicas com uma marca rítmica da música negra do Uruguai. Sua música se inscreve dentro do folclore urbano nacional, o candombe e a murga canção, mesclado com elementos como o funk, reggae e rock, que aceitam um toque elétrico y eletrônico mais pop. Os ritmos transportam a canção popular urbana mais montevideana. Os recursos tecnológicos convivem com cores “mate y ocre”, enriquecendo o acústico e o rústico, o que o torna universal.
Leo Sosa se apresentará em diversos shows dentro da Movida Tri Platina:
Dia 22/05, quinta-feira: Cult Tri Platina em Pelotas, edição especial Poesia no bar.
20 horas – Observatório Bar – Rua Gonçalves Chaves, 496 (Pelotas/RS)
Dia 27/05, terça-feira: Espaço Cultural 512.
22 horas – Rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa (POA/RS)
Dia 28/05, quarta-feira: Musical Évora
12:30h – Foyer Nobre do Teatro São Pedro (POA/RS)
Dia 29/05, quinta-feira: Recital Solar Coruja
19horas – Rua Riachuelo, 525 (POA/RS)
Dia 30/05, sexta-feira: Atelier Coletivo
22 horas – Rua Gen. Mallet, 765 (Bagé/RS)

Movida Tri Platina
BREVE HISTÓRICO DA MOVIDA TRI PLATINA
Toda essa história começou em meados dos anos 90, com os projetos “Porto Alegre em Buenos Aires” (da Prefeitura de Porto Alegre) e “Cantamérica” (do Governo do Estado, reunindo nos mesmos shows músicos dos três países da Bacia do Prata). Então houve toda aquela movimentação, também com vindas dos argentinos a Porto Alegre e a coordenação de lá centralizada por Carlos Villalba.  A imprensa de Buenos Aires e de Montevidéu sempre fez boas matérias, em alguns casos ótimas, mas as impressões mais fundas levavam a crer que, para os portenhos, Porto Alegre era apenas uma capital de província; eles não pareciam considerar as semelhanças, preferindo as diferenças, o Brasil do Rio e da Bahia, do samba, de Caetano Veloso, Chico Buarque, etc e tal.
Vitor Ramil gravou discos em Buenos Aires com músicos de Buenos Aires. Arthur de Faria e Seu Conjunto, assim como Geraldo Flach, participaram de festivais de jazz mais de uma vez.
Em março de 2010, retomando os antigos intercâmbios oficiais, ocorreu o festival Expresso Porto Alegre em Buenos Aires, com todos os shows de brasileiros tendo um convidado argentino, como Liliana Herrero e Leon Gieco. Sempre lotações esgotadas e, pela primeira vez de fato, muita aproximação entre músicos de lá e  os de cá. Naquela semana, Luiz Carlos Borges lançou lá seu disco Con Amigos Argentinos (participações de Mercedes Sosa, Liliana Herreiro, Teresa Parodi, Tarragó Ros, Raulito Barboza e vários outros grandes nomes). Naquela semana também, Arthur de Faria e Carlos Villalba realizaram os primeiros ensaios da Surdomundo Imposible Orchestra, integrada por três brasileiros, dois uruguaios e dois argentinos. Depois de estrear em Buenos Aires, esta primeira orquestra do Cone Sul se apresentou em setembro no Porto Alegre em Cena e logo no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Enfim, também podemos lembrar da ligação de Fito Paez com Kleiton Ramil e o Nenhum de Nós. De Mercedes Sosa gravando músicas de Vitor Ramil, Raul Ellwanger e Luiz Carlos Borges. De Tarragó Ros fazendo muitos shows e gravando com Luiz Carlos Borges.
Nos últimos anos, em função da globalização (internet e barateamento das passagens aéreas, dentre outros aspectos) a integração vem se dando de forma cada vez mais descentralizada. Sendo assim o encontro de cancionistas, músicos, instrumentistas e produtores musicais de Uruguai, Argentina e RS vem  intensificando a integração. A Movida Tri Platina é apenas  um evento de uma série de atividades que vem ocorrendo nesse sentido. Sendo assim sem dúvida é importante juntar acúmulos, apontar entraves e buscar solidificar um plano de ação visando avançar cada vez mais na integração. Juarez Fonseca, jornalista que acompanha e escreve sobre isso há bastante tempo posiciona-se assim (grande parte do histórico acima e citação abaixo entre aspas) sob tal demanda:
“Mas agora parece estar havendo uma relação diferente, uma disposição mais solta, uma redução de pré-conceitos, uma interação mais profunda. Assim, há muitas razões para promover um seminário reunindo artistas, produtores e intelectuais dos dois países do Prata com gente do RS, tendo em vista diagnosticar até que ponto há de fato solidez hoje mais que em outros momentos, e em que isso pode colaborar para o futuro de nossas relações culturais.”
Reunidos no Solar dos Câmara no dia 26 de setembro de 2012, músicos dos 3 países, jornalistas, organizadores de festivais e ativistas do Coletivo Catarse, Fora do Eixo e ainda produtores culturais junto com Instituto  Estadual de Música sugeriram a criação de uma Plataforma RS de Integração, visando aglutinar esforços no sentido de avançarem coletivamente. A criação desse GT contempla em parte tal demanda sendo esse espaço aberto para receber sugestões, relatos de experiência, etc.
No ano de 2013 tivemos mais uma edição, sempre aperfeiçoando o diálogo e a troca entre os artistas e todos os demais envolvidos no projeto. Em 2014, a movida acontecerá em maio, com músicos de Poa, Uruguai e Argentina.
Produtores e agitadores culturais responsáveis pela MTP: Surian Seidl e Richard Serraria

Fonte: http://www.ocafe.com.br/2014/05/19/leo-sosa-uruguay-movida-tri-platina/