E se essa rua fosse minha convida

Queridos amigos e colegas


Venho estender um convite para todos vocês, alguns que já conhecem o projeto em que estou trabalhando há mais de um ano, outros tal vez tenham uma ideia e outros nem saibam de qual dos meus projetos estou falando.

E se essa rua fosse minha? foi o nome que a população em situação de rua escolheu dentre quatro opções, para identificar um programa piloto e alternativo de luta contra a tuberculose e coinfecção HIV/TB em Porto Alegre.

 
A Tuberculose (TB) é uma doença muito antiga ainda vigente e portadora de outra doença social: o preconceito.

Dentro da população das cidades, aquela em situação de rua é uma das a mais vulneráveis à TB e que sofre o preconceito da sociedade.

Foi por isso que o ponto de partida para esta ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e artistas independentes, foi a população em situação de rua (PSR).

Como projeto piloto, se passou por diversas atividades e locais: música, graffiti, teatro e dança, nos centros Pop I e II, Escola Porto Alegre (EPA), abrigo Marlene e Consultório na rua (CNR). 



Depois de três meses de oficinas, intervenções, criações coletivas e diferentes trocas de ideias com servidores, palestras, foram gravadas várias canções inéditas e o jingle do projeto, co criadas com a PSR e os oficineiros, feitas inúmeras intervenções gráficas nos muros de POA alusivos à saúde e a ESERFM?, o projeto se estendeu por mais de um ano com base no CNR na sala de espera do Centro de Súde Santa Marta e com foco na música. 



Tendo criado vínculos e estabelecido relacionamentos com continuidade no tempo entre os oficineiros Léo Sosa e Pedro Sena e os usuários do serviço a finalização dessas atividades, nos causa muita tristeza que só o apoio das pessoas e dos colegas para sentir a confiança em que a população em situação de rua terá mais visibilidade, outra visão que a sociedade pode acolher se essas ações são replicadas com os mesmos e outros atores.



É por isso que o convite lançado aqui é para que tanto os colegas das artes e a população em geral. Com a sua presença conhecerão de perto o trabalho feito até agora, e às pessoas que dificilmente acessam a música e aos artistas irão vê-los de perto, conhecer,usar a música para criar vínculos e conversar com confiança sobre saúde e contra o preconceito.



O convite é para chegar lá na sala de espera do Consultório na rua no Santa Marta, no Centro da capital pra trocar uma ideia sobre humanização, arte, música, saúde, realidades, histórias, vidas.

O prazer das coisas simples da vida dignificam as pessoas mas também possibilitam as pessoas o direito de ser feliz.
Conheça, vivencie e reproduza uma experiência simples e poderosa!











Entre em contato aqui para agendar, nossas atividades vão de quintas e terças-feiras de 9 a 12h até 24 de março Dia internacional de luta contra a Tuberculose quando teremos um evento público.


Ou chega lá! 
Ver Mapa 

Engaje-se hoje!
Subscreva-se


E se essa rua fosse minha? é um projeto desenvolvido pela Comunicação da SMS, o Grupo Thema e os artistas que fazem parte, com apoio da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), Comitê Estadual de Enfrentamento à Tuberculose, Movimento Nacional de população em situação de rua, o Sistema Único de Saúde (SUS), Prefeitura de Porto Alegre, Ministério da Saúde e o Governo Federal.

 

Comentarios